Hipersensibilidade dentinária: Como prevenir e tratar o desconforto do paciente

Webinars

On demand
Session

Hipersensibilidade dentinária: Como prevenir e tratar o desconforto do paciente

pt_PT Professor Doutor Nélio Jorge Veiga

🗓31 de Outubro de 2023 às 20:00:00 WET 📍Portugal

A hipersensibilidade dentinária caracteriza-se por ser uma resposta exacerbada a um estímulo sensorial que desencadeia uma sensação dolorosa curta e aguda, sem alterações patológicas ao nível do complexo dentinho-pulpar. Esta resposta desencadeia-se quando a dentina do dente, que é a camada interna que envolve o nervo, é exposta a estímulos externos, não-nocivos, como a ingestão de bebidas e/ou alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.

O diagnóstico da hipersensibilidade dentinária pode ser difícil na nossa prática clínica diária, pois são vários os agentes etiológicos que podem estar associados à sua progressão. É fundamental que o médico dentista tenha em consideração o potencial risco do seu paciente vir a desenvolver hipersensibilidade dentinária, e deve ter isso em consideração aquando da definição do plano de tratamento e nas instruções sobre cuidados de saúde oral.

Assim, o foco deste webinar passa, essencialmente, por explicar quais as estratégias e métodos de prevenção focados nos fatores de risco associados à hipersensibilidade dentinária.

Professor Doutor Nélio Jorge Veiga
Licenciado em Medicina Dentária pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006. Em 2010, obteve o grau de Mestre em Medicina Dentária pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Viseu. Em 2010, completou o Mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Em 2015, doutorou-se em Biomedicina pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior. Professor auxiliar no curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa.
Coordenador do 2º ciclo de estudos do curso de Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa desde 2018. Responsável pela área de conhecimento de Saúde Oral Comunitária no Mestrado Integrado em Medicina Dentária da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade Católica Portuguesa, tendo vindo a desenvolver investigação nas áreas da saúde oral pública, contando com 100 apresentações/conferências e publicações na forma de abstract em congressos nacionais e internacionais e mais de 50 artigos científicos publicados.